ENRIQUE IGLESIAS
Enrique Iglesias (Enrique Miguel Iglesias Preysler) é um cantor, compositor e produtor musical espanhol. Nasceu no dia 8 de Maio de 1975 em Madrid, Espanha, e é filho de Julio Iglesias e de Isabel Preysler (o mais novo de três filhos). Os pais divorciaram-se quando ele tinha três anos de idade e, por questões de segurança, mudou-se aos oito anos para casa do pai, em Miami, o que viria a influenciar, de forma determinante, o seu estilo musical. Devido às ausências prolongadas do pai, Enrique foi criado principalmente pela ama, Elvira Olivares, a quem dedicou mais tarde o seu primeiro álbum.
Enrique não quis que o seu sobrenome famoso o ajudasse na sua carreira musical. Por isso, escondendo os seus planos da família, pediu dinheiro emprestado a Elvira para gravar a sua primeira cassete de demostração, que enviou para várias editoras discográficas, usando o nome artístico “Enrique Martínez”. Foi aceite pela Fonovisa Records e, após assumir a sua verdadeira identidade, abandonou a faculdade e viajou para Toronto para gravar o seu primeiro álbum, que seria lançado em 1995.
Tendo-se tornado no artista latino que mais vende em todo o mundo, Enrique é atualmente um dos artistas latinos com maior número de discos vendidos de sempre - mais de 137 milhões em todo o mundo – e o mais impressionante fenómeno hispânico dos últimos 25 anos. Sendo globalmente reconhecido como o “Rei do Pop Latino” e o “Rei da Dança”, é uma das maiores estrelas da música Pop da atualidade. As suas músicas já figuraram mais de 150 vezes em primeiro lugar no conjunto de todas as tabelas da Billboard, sendo ainda de destacar dois recordes absolutos reconhecidos pelo Guinness World Records em Fevereiro de 2016: o de 26 primeiros lugares na tabela Billboard’s Hot Latin Songs (com uma diferença de 8 músicas para o artista que ocupa a segunda posição) e o de mais longa permanência em primeiro lugar nessa mesma tabela (com a música Bailando, que permaneceu em primeiro lugar na tabela por 41 semanas consecutivas e que, curiosamente, foi ao fim desse tempo destronada pela música El Perdón, também de Enrique). Entretanto, Enrique quebrou já um dos seus próprios recordes Guiness, possuindo atualmente um total de 27 primeiros lugares na tabela Billboard’s Hot Latin Songs. Enrique também possui 13 primeiros lugares na tabela Billboard's Hot Dance Club Play Songs, mais do que qualquer outro artista masculino (incluindo Prince e Michael Jackson).
Enrique ganhou, até à data, mais de 220 prémios em todo o mundo, incluindo 1 Grammy (com o seu primeiro álbum, Enrique Iglesias), 5 Grammy Latino, 7 American Music, 5 Latin American Music, 24 Billboard Music, 43 Billboard Latin Music (mais do que qualquer outro artista), 10 World Music, 6 MTV, 20 ASCAP, entre outros. Com as suas digressões (doze, até à data) esgotou centenas de arenas nos cinco continentes. Da sua última digressão - a Sex and Love World Tour, associada ao seu décimo álbum de estúdio, Sex and Love - constam até à data 138 concertos (30 na Europa, 81 na América do Norte, 20 na América do Sul, 6 na Ásia e 1 em África) onde se estima terem estado presentes quase 2 milhões de pessoas. O vídeo da versão em espanhol da música Bailando, do álbum Sex and Love, tem mais de 1,4 biliões de visualizações no YouTube, o que faz dele o vídeo de música latina mais visto de todos os tempos.
20 ANOS DE CARREIRA
1995-1996: Enrique Iglesias
Em 1995, Enrique lançou o seu 1º álbum homónimo, pela editora discográfica Fonovisa Records, que inclui mega-sucessos como “Sí Tú Te Vas”, “Experiência Religiosa” e “Por amarte”. Ao fim de uma semana o álbum era “disco de ouro” em Portugal (o primeiro de Enrique) e tinham sido vendidos meio milhão de exemplares, um feito notável para um álbum em língua não inglesa. Até hoje o álbum vendeu mais de seis milhões de cópias no mundo inteiro.
Cinco singles foram lançados desse álbum e "Por Amarte", "No Llores Por Mí" e "Trapecista" chegaram ao topo dos rankings latinos.
1997-1998: Vivir e Cosas Del Amor
O sucesso de Enrique continuou a crescer com o lançamento do álbum Vivir que se equiparou, em número de vendas no ano, a álbuns de várias superestrelas da música em língua inglesa. Três singles foram lançados a partir desse álbum, "Enamorado por Primeira Vez", "Solo en Tí" e "Miente", que chegaram também ao topo dos rankings latinos.
Insistindo em atuar apenas em estádios e grandes arenas na sua primeira digressão mundial, Enrique tocou, no Verão de 1997, para audiências esgotadas de 16 países. Os 78 concertos dessa digressão (a maior realizada por um músico latino) foram vistos por mais de 720 mil pessoas.
Em 1998, Enrique lançou o seu 3º álbum, Cosas del Amor. O álbum contém singles como "Esperanza" e "Nunca te olvidaré" que também chegaram ao topo dos rankings musicais latinos. A digressão mundial “Cosas del Amor Tour" foi a primeira da história a ser patrocinada pela McDonald's e foi constituída por mais de 80 concertos em grandes arenas.
1999-2001 Enrique e Escape
Em 1999, Enrique já tinha alcançado um enorme sucesso no mercado da música em língua inglesa, apesar de apenas cantar em espanhol. Nesse mesmo ano, ele fez uma contribuição para o filme Wild Wild West de Will Smith com “Bailamos”, a sua primeira música em inglês, que alcançou o primeiro lugar dos tops dos Estados Unidos, incluindo a tabela Billboard Hot 100. Depois do sucesso de “Bailamos”, várias companhias discográficas se interessaram por Enrique que acabou por se transferir para a Interscope, onde gravou Enrique, o seu primeiro álbum integralmente em inglês. Deste álbum foram lançados como singles "Could I Have This Kiss Forever" (um dueto com Whitney Houston), "Sad Eyes", "Be With You" (que se tornou o seu segundo primeiro lugar na tabela Billboard Hot 100) e "You're My #1".
Em 2000, Enrique atuou no intervalo da Super Bowl XXXIV, juntamente com Christina Aguilera, Phil Collins e Toni Braxton.
Em 2001, Enrique lançou o seu segundo álbum em inglês, Escape, inteiramente co-escrito por ele próprio, que foi um sucesso comercial ainda maior do que o anterior. O primeiro single do álbum, "Hero", alcançou o primeiro lugar dos Tops no Reino Unido e em muitos outros países. Os singles "Escape" e "Don't Turn Off the Lights" foram também um enorme sucesso global. Uma segunda edição do álbum foi lançada internacionalmente contendo uma nova versão de uma das músicas preferidas de Enrique, "Maybe", e "To Love a Woman", um dueto com Lionel Richie.
Enrique percorreu 16 países com a digressão "One-Night Stand World Tour", associada a este álbum, que contou com 50 concertos de lotação esgotada, incluindo o Radio City Music Hall, em Nova York e três noites consecutivas no Royal Albert Hall, em Londres. A digressão terminou com um enorme concerto no Estádio Nacional Lia Manoliu em Bucareste, Roménia. A segunda parte da digressão, "Don't Turn Off The Lights", foi completada no Verão de 2002, com duas noites de lotação esgotada no Madison Square Garden, em Nova York e outras duas no Auditório Nacional do México, tendo terminado com um concerto no Coliseu Roberto Clemente em San Juan, Porto Rico.
2002-2004: Quizás e 7
Regressando à sua língua nativa, em Setembro de 2002 Enrique lançou Quizás, o seu 4º álbum em espanhol. O álbum contém músicas mais introspetivas como a que dá o título ao álbum e que fala sobre a sua relação com o pai. O álbum estreou em décimo segundo lugar na tabela Billboard 200, na época a posição mais alta atingida por um álbum em espanhol. Quizás vendeu 1 milhão de cópias em uma semana, tendo se tornado o álbum em espanhol mais rapidamente vendido em 5 anos. Os três singles lançados a partir deste álbum atingiram o topo dos rankings latinos, dando a Enrique o recorde, na altura, de 16 primeiros lugares na tabela Billboard Hot Latin Songs (o recorde atual, também de Enrique, é de 27). O último single extraído de Quizás, "Para Que la Vida", conseguiu ser tocado 1 milhão de vezes nos Estados Unidos, a única música em língua espanhola a alcançar tal feito. O vídeo da música "Quizás" foi o primeiro videoclipe em espanhol a constar do programa MTV Total Request Live. Ainda, Enrique cantou “Quizás” no programa televisivo The Tonight Show com Jay Leno, tornando-se o primeiro artista a cantar uma música em espanhol nesse programa.
Em 2002, Enrique foi o vencedor de três World Music Awards nas categorias de "World's Best Selling Pop Male Artist" (artista pop masculino que mais vende no mundo), "World's Best Selling European Artist" (artista europeu que mais vende no mundo) e "World's Best Selling Latin Male Artist" (artista latino masculino que mais vende no mundo).
Em 2003, Enrique lançou o seu 7º álbum, a que chamou simplesmente 7, o segundo a ser inteiramente co-escrito por ele próprio. O primeiro single foi a música "Addicted", que foi seguida por um remix da música "Not in Love", com a participação da cantora Kelis. Com esse álbum, Enrique realizou a maior digressão mundial da sua carreira, até à altura, a “Seven World Tour”, começando com 12 concertos nos Estados Unidos e continuando por diversos países, na sua maioria ainda por ele não visitados, lotando arenas e estádios na Austrália, Índia, Egito e Singapura antes de encerrar a digressão na África do Sul.
2007-2009: Insomniac, 95/98 e Greatest Hits
Enrique lançou em 2007 Insomniac, o seu 8º álbum de estúdio. O primeiro single desse álbum, "Do You Know? (The Ping Pong Song)", foi a música de Enrique melhor colocada na tabela Billboard Hot 100 desde "Escape" e transformou-se num enorme sucesso global. A versão espanhola desta música, "Dímelo", permaneceu em primeiro lugar na tabela Billboard Hot Latin Songs por 11 semanas, transformando-se na sua segunda música com melhor desempenho nessa tabela à data (a primeira tinha sido “Enamorado por primeira vez” que permaneceu na tabela por 12 semanas). O segundo single foi "Somebody's Me", no continente americano e "Tired Of Being Sorry", na Europa, ambas com óptimo desempenho. Enrique gravou ainda uma versão da segunda música com a cantora francesa Nâdiya que esteve no primeiro lugar do top francês por 11 semanas.
Em 4 de Julho de 2007, Enrique tornou-se o primeiro artista ocidental a fazer um concerto na Síria em três décadas, para uma plateia esgotada de 10.000 pessoas. Na mesma semana atuou no espetáculo Live Earth em Hamburgo.
A “Insomniac World Tour” começou em Joanesburgo, na África do Sul e levou-o a esgotar arenas em toda a Europa. Foi a sua primeira digressão nas arenas do Reino Unido tendo tocado em locais emblemáticos como o Manchester Evening News Arena e a Wembley Arena. A digressão acabou no novo complexo L.A. Live. Uma segunda parte da digressão levou-o à América Latina, desde o México à Argentina.
A música "Can You Hear Me" foi escolhida como música oficial do campeonato de futebol Euro 2008 da UEFA. Enrique cantou a música ao vivo na final do campeonato em Viena, Áustria, em 29 de Junho de 2008.
Enrique lançou, em Março de 2008, um álbum com os seus maiores êxitos em espanhol, o 95/08 Êxitos, que incluiu as suas 17 músicas #1 na Billboard Hot Latin Songs e 2 músicas inéditas "Donde Estan Corazon" e "Lloro Por Ti", que se tornaram, respetivamente, o seu 18º primeiro lugar e 19º primeiro lugar na tabela Billboard Hot Latin Songs. O álbum estreou em primeiro lugar na tabela Billboard Top Latin Albums e em número dezoito na tabela geral Billboard 200 Albums. Foi o segundo álbum em espanhol de Enrique a figurar no Top 20 desta tabela (Quizás tinha estreado em décimo segundo lugar em 2002).
Em Novembro de 2008 foi lançado o álbum Greatest Hits, uma compilação dos seus maiores êxitos em inglês. O álbum incluía "Can You Hear Me" e duas músicas inéditas "Away" (com Sean Garrett) e "Takin' Back My Love"(com Ciara). O álbum vendeu mais de 80.000 cópias nas primeiras duas semanas e a digressão “Greatest Hits Tour” assegurou a sua promoção nos Estados Unidos.
Ainda em Novembro de 2008, Enrique foi o vencedor de dois World Music Awards nas categorias de "World's Best Selling Latin Performer" (intérprete latino que mais vende no mundo) e "World's Best Selling Spanish Artist" (artista espanhol que mais vende no mundo). Nesse mesmo ano atuou na cerimónia da Billboard Latin Music Awards, onde recebeu um prémio especial.
2010-2011: Euphoria
No início de 2010, Enrique foi um dos artistas colaboradores da nova versão da música “We Are the World”.
Meses depois, foi lançado o seu nono álbum de estúdio e primeiro álbum bilíngue, Euphoria, com o selo da sua nova companhia discográfica Universal Republic. O álbum contém sete músicas em inglês e seis em espanhol.
O primeiro single em Inglês, "I Like It", que conta com a participação do rapper Pitbull foi um sucesso imediato atingindo o nº 4 da tabela Billboard Hot 100. "Cuando Me Enamoro" foi o primeiro single em espanhol e estreou como número oito e número vinte e cinco nas tabelas U.S.Latin Pop Songs e U.S. Latin Songs
respetivamente. Também se tornou a 21º música de Enrique a figurar no primeiro lugar da tabela Billboard Hot Latin Songs. O terceiro single "Tonight (I'm F**kin' You)" entrou diretamente no TOP10 da tabela Billboard Hot 100, atingindo o quarto lugar e tornou-se outro enorme sucesso global, tendo sido a primeira música de Enrique a figurar em primeiro lugar nas tabelas U.S.Pop Songs e U.S. Radio Songs (Hot 100 Airplay). Uma versão remix da música "Dirty Dancer" foi lançada como quarto single, e tornou-se a nona música de Enrique a figurar em primeiro lugar na tabela Billboard Hot Dance Club Play, empatando com Prince e Michael Jackson.
A Euphoria Tour percorreu os Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Austrália e vários países europeus. Um dos concertos realizados foi o MTV Live Georgia, em Batumi, em 2 de Agosto de 2011, para uma audiência de 11.500 fãs no recinto principal da Europa Square e de 23.000 fãs espalhados pelas áreas circundantes (que assistiram ao concerto através de ecrãs gigantes). Posteriormente, partes deste concerto integraram o programa televisivo MTV World Stage que foi exibido no dia 18 de Setembro do mesmo ano para uma audiência estimada de 600 milhões de lares em 152 países.
2012-presente: Sex and Love
Em Agosto de 2012 Enrique lançou o single "Finally Found You", uma colaboração com o rapper Sammy Adams.
Em 31 de Maio de 2013 Enrique atuou no Festival Mawazine em Rabat, Marrocos, com o recorde de audiência de 120 mil pessoas.
Em Junho de 2013 foi lançado o single "Turn the Night Up", assumido como fazendo parte do álbum seguinte de Enrique, seguido por Loco (um dueto com Romeo Santos) e El Perdedor (um dueto com Marco António Solis), que se tornaram, respetivamente, o 23º e o 24º primeiro lugar de Enrique na tabela Billboard Hot Latin Songs. O álbum Sex and Love foi lançado em Março de 2014.
"Bailando", com a participação de Sean Paul, Descemer Bueno e Gente de Zona foi a música de maior sucesso deste álbum, detendo o recorde de permanência de 41 semanas na tabela Hot Latin Songs da Billboard. O vídeo de Bailando foi também o segundo vídeo musical mais visto do YouTube de 2014. Ao ultrapassar um bilião de visualizações, detém o recorde do vídeo de música latina mais visto de sempre e segundo vídeo de música em língua não inglesa mais visto de sempre. Sex and Love foi o sétimo álbum mais ouvido no Spotify em todo o mundo, em 2014. Devido ao sucesso deste álbum, Enrique foi denominado o Rei de 2014. Além disso, a Billboard também o nomeou "The Crowd Pleaser" de 2014.
Em Julho de 2015, Enrique abandonou a Universal Music e assinou contrato com a Sony Music. A música “Duele el Corazon”, lançada em Abril de 2016, é o primeiro single a ser produzido pela nova empresa discográfica e tornou-se rapidamente um mega sucesso global. Estreou em primeiro lugar na tabela da Billboard Latin Pop Songs e em segundo lugar na tabela Hot Latin Songs, subindo ao primeiro lugar na semana seguinte. Atingiu também o primeiro lugar nas tabelas da Billboard Latin AirPlay e Latin Digital Songs. Foi tocada na rádio 18.6 milhões de vezes na primeira semana, o maior número de sempre, e é atualmente número um nas vendas digitais em 17 países. Em Portugal, atingiu o primeiro lugar da tabela Portugal Digital Songs da Billboard e o quarto lugar do Portugal Top 50 da Spotify. Os vídeos da música (letra e vídeo oficial) obtiveram, nas 8 primeiras semanas, um total de mais de 191 milhões de visualizações.
(em atualização)
Enrique foi pai de Masha no dia 30 de Janeiro de 2020.
Enrique foi pai dos gémeos Nicholas e Lucy no dia 16 de Dezembro de 2017.